segunda-feira, 15 de junho de 2009

Deuses Incas

A divindade suprema da religião Inca era o Sol (Inti, deus do Alto), Viracocha (deus de Baixo), a cujo culto estavam dedicadas as "Virgens do Sol".

Viracocha era o deus criador e civilizador do universo. Terminada sua obra de gênese material e humana, partiu andando pelo mar na direção oeste.

Inti, o deus Sol, era a divindade protetora da Casa Real. Seu calor era vital para as plantas crescerem. Um rosto humano sobre um disco radiante era a sua representação. A sua grande festa, o INTI RAME, é realizada no Solstício de Inverno. Para lhe dar boas-vindas os Incas ofereciam-lhe uma fogueira junto com folhas de coca e milho.

Mama-kilya a Mãe-Lua, era esposa de Inti, encarregada de regular os ciclos menstruais das mulheres.

Apu Illapu, era o deus da chuva, uma divindade agrícola muito cultuada. Em épocas de seca, era grande a peregrinação aos seus templos sagrados, construídos em regiões altas.

Outros deuses igualmente importantes são Pachamama, a Mãe-Terra, Senhora das Montanhas, das Rochas e das Planícies e seu marido Pachacámac, o espírito que alenta o crescimento de todas as coisas, espírito pai dos cereais, animais, pássaros e seres humanos.