segunda-feira, 22 de junho de 2009

Questões de vestibular:

"Diziam que haviam visto chegar em sua terra certas pessoas muito diferentes de nosso costume e vestiário, que pareciam viracochas, que é o nome pelo qual antigamente denominamos o Criador de todas as coisas...; primeiro porque se diferenciavam muito de nosso traje e semblante...; andavam em uns animais muito grandes, os quais tinham os pés de prata...; porque os viram falar sozinhos em uns panos brancos como uma pessoa falava com outra...; uns eram de barbas negras e outros de barbas vermelhas e os viam comer em prata; e também porque tinham yllapas, nomes que nós temos para os trovões e isto diziam por causa dos arcabuzes, porque pensavam que eram trovões do céu..."

(Descrição dos conquistadores atribuída a Titu Cusi Yupanqui, filho de Manco II, que ocupou o trono inca em Vilcabamba, de 1557 a 1570, ditada ao agostiniano Frei Marcos García)


O relato apresenta algumas idéias que, num primeiro momento, os incas construíram a respeito dos conquistadores espanhóis. Sobre elas estão corretas as seguintes afirmativas, com EXCEÇÃO de:

(A) Os incas admiraram-se com a leitura dos citados "panos brancos", por não possuírem um sistema de escrita. Seus poemas narrativos, orações e estórias eram transmitidos oralmente de geração a geração.

(B) Os incas acreditavam que comer em objetos de prata e usar trajes que não expressassem as sólidas hierarquias sociais eram atitudes consideradas ofensivas aos deuses; o uso da barba era, pelo mesmo motivo, proibido entre eles.

(C) Os homens a cavalo pareceram inicialmente à população indígena pessoas disformes e monstruosas, de duas cabeças mas um só corpo, uma vez que esses animais velozes e de grande porte eram totalmente desconhecidos no altiplano.

(D) Como acontecera com os astecas, a chegada dos homens brancos foi num primeiro momento vista pelos incas como o retorno dos deuses, de Viracocha e seus filhos. Antigos presságios, nas duas culturas, já anunciavam essa possibilidade.

(E) As armas de fogo, tal como as montarias, não só assustavam facilmente a população camponesa; eram expressão de uma incomparável superioridade militar e técnica ignorada até então pelos incas.

Fonte: Vestibular 1998 PUC-RJ.


Na América, desenvolveram-se sociedades que deram origem a grandes civilizações; é o caso da civilização Inca. Sobre ela podemos afirmar que:

a) os incas eram governados por um rei, que tinha como função principal comandar o exército; daí receber o título de "senhor dos guerreiros", comprometendo-se a ser responsável com os deuses e seu povo.
b) entre os incas, qualquer indivíduo, por mais humilde que fosse, poderia chegar a pertencer às classes mais altas, desde que tivesse mostrado bravura e valentia numa batalha.
c) Tenochtitlãn, sua principal cidade, foi construída numa pequena ilha, do lago Texcoco, na qual ao invés de estradas usavam-se canais como via de comunicação.
d) o predomínio social nessa civilização cabia a uma elite militar e sacerdotal, de caráter hereditário, comandada pelo Halach Uinic, responsável pela administração e cobrança de impostos.
e) os incas criaram um sistema de produção agrícola que garantia a sobrevivência da população, graças a um sistema de divisão das terras cultiváveis em três tipos: terra do Deus Sol, terra do Inca e a terra dos camponeses.

Fonte:Vestibular 1999 FATEC